O Comitê de Resposta a Emergências da Área Europa Central, organizado em 2022 em resposta ao conflito na Ucrânia, está coordenando os esforços de socorro da Igreja da Turquia e Síria
Após dois grandes terremotos que atingiram a Turquia e a Síria na segunda-feira, 6 de fevereiro, resultando em dezenas de milhares de mortes, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está ajudando as vítimas na área afetada a se recuperarem e reconstruírem.
A Igreja está enviando uma remessa inicial de alimentos, roupas, cobertores, suprimentos médicos, remédios, abrigos, água, kits sanitários e outros itens para as vítimas dos terremotos consecutivos de magnitude 7,8 e 7,6.
A atualização sobre os esforços iniciais de socorro da Área Europa Central da Igreja foi publicada na quinta-feira, 9 de fevereiro, no site ChurchofJesusChrist.org [em inglês].
Os esforços estão sendo feitos em colaboração com várias organizações de socorro que têm uma presença de longa data nos dois países, com a Igreja avaliando organizações adicionais para expandir o alcance de seus fundos.
Pessoas observam enquanto as equipes de resgate procuram moradores em um prédio destruído em Elbistan, sudeste da Turquia, na quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023.
Dezenas de milhares de pessoas tiveram suas casas perdidas em um terremoto catastrófico, se amontoaram em volta de fogueiras no frio intenso, pedindo por comida e água na quinta-feira, três dias após o tremor atingir a Turquia e a Síria. | Francisco Seco, Associated Press
O Comitê de Resposta a Emergências da Área Europa Central da Igreja, que foi organizado em fevereiro de 2022 em resposta ao conflito na Ucrânia, está coordenando os esforços de socorro com a Área Oriente Médio/África Norte.
“Continuamos a lamentar com nossos irmãos e irmãs na Turquia e na Síria”, disse Élder Rubén V. Alliaud, Setenta Autoridade Geral e membro da presidência da Área Europa Central, que preside o comitê de resposta.
“Estamos profundamente gratos por nos unirmos a organizações humanitárias qualificadas, e por darmos a essas pessoas amadas, conforto e cuidado neste momento crítico de necessidade.”
O resultado dos terremotos devastadores na Turquia e na Síria tem apenas alguns dias e é apenas o começo de um longo processo de recuperação.
A Igreja procura atender às necessidades de longo prazo das pessoas afetadas por desastres e está empenhada em ajudar turcos e sírios a se recuperarem emocional, física e espiritualmente, e a reconstruírem suas sociedades, disse o relatório on-line.
Os líderes da Igreja na Europa estão convidando os santos dos últimos dias para ajudarem os grupos e organizações locais das comunidades dos dois países, da maneira como puderem, uma vez que as diásporas turca e síria em alguns países podem ajudar a identificar necessidades que nem sempre são atendidas em projetos humanitários de maior escala.
Além disso, os membros da Igreja são incentivados a usarem o ServirAgora.org, se estiver disponível em seu país, para encontrarem ou criarem oportunidades de serviço comunitário.
Santos dos últimos dias em todo o mundo, e outros, também podem doar para os esforços de ajuda humanitária da Igreja [em inglês].
Os líderes da Igreja estão pedindo aos membros que sejam pacientes, à medida que surgem projetos de serviço e oportunidades.
“Se voltarmos nosso coração para servir, não apenas ajudaremos os outros, mas também fortaleceremos nosso relacionamento com o Senhor Jesus Cristo”, disse Élder Alliaud. “Nossa compreensão Dele e do poder de Sua Expiação aumentará muito.”
Na madrugada de 6 de fevereiro, os moradores correram para fora na chuva e na neve após o primeiro terremoto, com grandes tremores secundários, incluindo um quase tão forte quanto o primeiro.
Os dois terremotos mais fortes tiveram seu epicentro na província de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia, e foram sentidos em regiões tão distantes quanto o Cairo, no Egito, e Beirute, no Líbano.
A Igreja tem uma pequena presença na Turquia, com cerca de 570 santos dos últimos dias em nove ramos, que são supervisionados pela Missão Bulgária/Eurásia Central.